quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

balanço 2014

Eu vou remar contra a maré e fazer uma homenagem ao ano de 2014.
Não vou ser egoista e dizer que foi um ano incrível porque reconheço que no âmbito nacional e mundial, muitas coisas questionáveis e complicadas aconteceram. Todas aquelas que todos estamos cansados de saber e que não vou comentar aqui.

Quero falar de coisas boas e de tudo de lindo que 2014 trouxe para mim.
O ano começou com uma mudança de casa inesperada. Mas ter finalmente o meu canto, com a minha cara e da Vivian, minha amiga querida que mora comigo, tem se revelado uma constante alegria. Em março nós duas resolvemos nos dar um presente de casa nova e fomos ali, dar um pulinho Buenos Aires, na Argentina. Eu já viajei muito nessa vida, mas nunca tinha ido pra nenhum lugar da América Latina. Buenos Aires é uma delícia de cidade. Fiquei encantada com toda aquela vida, arquitetura, parques e infraestrutura. Senti uma certa vergonha das nossas cidades com praças mal cuidadas e escassez de parques e voltei cheia de vontade de explorar um pouco mais dos nossos países vizinhos.

Como já contei em posts anteriores, em junho eu fechei a Expedição Pré Colombiana com a Gaia Expedições e em setembro pegamos a estrada rumo Machu Pichu, Lago Titicaca e Atacama. Foram 3 países e 11.000 kms rodados. Uma experiência única que mudou a minha vida.

Desde que voltei dessa viagem, a sensação que eu tenho é de que tudo mudou. Pode parecer clichê, pode soar piegas e óbvio até, mas para mim, que estou aqui de dentro vivendo isso, digo que foi transformador. Viagens sempre mexem com a gente, sempre ensinam algo, sempre enriquecem o nosso repertório de histórias. Mas essa viagem específica mudou a maneira como eu pretendo dar continuidade a minha vida. Eu não consegui voltar pra casa e retomar as minhas atividades de antes como se nada tivesse acontecido, como se eu tivesse ido passar uns dias em Barcelona ou NY. Sem querer desmerecer essas viagens, longe de mim, todas as vezes que eu fui também voltei diferente, mas sempre voltei e consegui seguir com a minha rotina. Dessa vez não. Dessa vez eu voltei e tive dificuldade em voltar a trabalhar, em passear em São Paulo, em me sentir confortável naquela vida que eu tinha. Já não me sentia completa fazendo o que eu fazia, já não conseguia me inserir naquele contexto da mesma maneira, já não conseguia achar importante coisas que antes eram questão de vida ou morte. Acabei me trancando em casa e me dedicando aos vídeos da viagem. Demorei 1 mês pra terminar todos, o que significou mais 1 mês de viagem. 

Uma vez terminados os vídeos, embarquei em uma nova expedição. Dessa vez de carona, fui com a Gaia até a Serra da Canastra. O que começou como uma excelente desculpa pra sair de casa e viajar mais um pouco, se revelou uma maravilhosa surpresa. A Serra da Canastra é linda, as paisagens são mágicas e a natureza é exuberante. As estradas de terra levam a cachoeiras maravilhosas e ver a nascente do Rio São Francisco e a primeira queda do mesmo, uma cachoeira gigante chamada Casca D'anta, me tiraram o fôlego e encheram meus olhos de lágrimas. Nessa expedição eu aprendi um pouco mais sobre dirigir na lama, vi de perto o cuidado e o carinho que o Gaia, Monika e Xará tem com os carros, pude filmar e fotografar com mais liberdade pois não tinha que me preocupar em mudar marchas e me manter na estrada. Foi uma viagem completamente diferente da anterior e que só reforçou o fato de que o meu caminho é esse. É isso que eu amo fazer e é nesse caminho que eu devo seguir. 

Foi com esse blog que o amor pela escrita brotou em mim novamente e cada texto que eu escrevia sobre a viagem saia de mim de forma tão natural e autêntica que algumas vezes eu me perguntei em que momento e por que cargas d'eagua eu parei de escrever. Já estava na hora de retomar isso. A escrita é parte de mim, é parte da minha essência e a maneira como eu melhor me expresso. Obrigada Sergio, Vanessa e Giuliano, amigos queridos, que sempre me cutucaram e me incentivaram a voltar a praticar a arte da escrita. Talvez eu não tenha reagido no momento específico, mas certas coisas precisam ser digeridas. Vocês tinham razão, eu sou mais eu e mais feliz escrevendo.

Pra reforçar ainda mais o fato de que talvez esse seja mesmo o meu caminho, recebi um convite para escrever um texto pra Revista 4x4 Digital do James Garcia. Escrevi aquilo com tal prazer e alegria que me fez recordar aquele momento lá atrás que eu escrevia com frequência e sonhava em estudar jornalismo. Lembrei da época que eu era redatora na Prodigo Films e que nada me dava mais prazer do que escrever os textos que o Giu me pedia. A matéria ficou linda e lá está registrado, além da viagem, esse momento de descoberta e autoconhecimento que 2014 me trouxe pra vida. 

Ontem, depois de alguns e-mails trocados com o Robert Anger e a Grace Downey, do Challenging your Dreams, eles me convidaram oficialmente pra ser colaboradora da Revista Overlander que será lançada em março. Se isso não for mais uma prova de que eu achei o meu caminho, a minha estrada, eu deixo de acreditar no sentido da vida e na maneira louca como tudo se encaixa. Aos poucos tudo faz mais sentido e meu coração fica muito mais tranquilo.

2014 me deu também lindos amigos. Ganhei a Vivian, a Olivia, a Julia, a Monika e o Gaia, o Paulo e outros tantos queridos. A Tambuladeira, empresa da Gabriela Mott e minha, de exportação de vinhos portugueses, cresceu e ganhou força. Desenvolvemos uma nova identidade visual, abrimos novos mercados e hoje contamos com muitos seguidores, admiradores e parceiros fortes e queridos que vão fazer toda diferença nesse novo ano que se aproxima.

2014 também me apresentou a possibilidade de mais uma linda viagem pra Patagonia e Carretera Austral, que já chega com novos projetos misturados com antigos projetos, uma mudança, novos trabalhos, novas parcerias. E de repente, olho pra dentro e percebo que  tudo que eu fiz até hoje serviu exatamente para me trazer até aqui. Nada foi em vão, nada foi por acaso, nada sobrou ou faltou. Tudo que eu vivi, por mais difícil que tenha sido, tudo que eu passei, todos que passaram pela minha vida, tudo isso junto e misturado, agora me fazem embarcar em mais uma nova linda aventura de vida.

Obrigada, 2014, por tão gostosas descobertas e lindas perspectivas. 







Nenhum comentário: